Rede de franquias do Sul faz reposicionamento de marca e planeja expansão nacional
02 de maio / Mundo Animal Lanchonete temática
Com 23 unidades em funcionamento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em 2019 a marca deve inaugurar em outras 14 cidades, abrindo também em São Paulo.

(Crédito: Claudio Santos)
Em recente balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou melhores índices de confiança e retomada de crescimento, o que auxiliou a alavancar o faturamento das redes de franquias: um aumento de mais de 7% de 2017 para 2018.
Também registrou melhora o número de franquias abertas e seu ritmo de expansão. Um exemplo claro desta aceleração do segmento é a trajetória da M&A Franchising, que opera a marca Mundo Animal Lanchonete Temática e acaba de reformular a identidade visual e posicionamento do negócio, prospectando atuação nacional. A meta: ser a maior rede do segmento “lanchonete temática” do Brasil até 2022.
Com 23 unidades em funcionamento no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em 2019 a marca deve inaugurar em outras 14 cidades, abrindo também em São Paulo. Como resultado do sucesso, atualmente a maioria dos franqueados abre mais de uma unidade, conforme vão ganhando experiência, formando suas equipes e consolidando resultados. A média é de duas lojas por investidor, porém em alguns casos os empresários investem em 3 ou até 4 pontos. Os sócios da franqueadora explicam que o faturamento mensal médio de uma unidade em cidades de médio e grande porte varia de R$200 mil a R$350 mil. Já o faturamento anual médio varia de 2,4 milhões a 4 milhões. O investimento realizado pelo franqueado é de R$ 500 mil, com retorno sobre o investimento estimado entre 18 e 24 meses.
Atualmente o faturamento da rede gira em torno de 30 milhões anuais. Com a estratégia de crescimento para 2020 focada nas principais cidades do Sul e Sudeste do país, a M&A Franchising estima crescer 50% acima do faturamento médio atual até o final de 2020.
Atendimento aos novos franqueados
Aos interessados em investir no negócio, a franqueadora fornece auxílio desde a escolha do ponto, seleção e treinamento de pessoal, até a gestão de marketing e administrativa. “Contamos com 4 diretorias da M&A Franchising: Operação, Infraestrutura, Implantação e Marketing. Desde a compra da franquia, ajudamos na escolha do ponto, na contratação de funcionários, na execução da obra, entregando a unidade pronta para o franqueado. O tempo todo ele conta com nossa assistência, seja qual for sua necessidade”, explica Marcos Gundel, um dos sócios da franqueadora.
Durante o processo de abertura, o Diretor de Implantação e equipe cuidam de todos os detalhes ao lado do franqueado, auxiliando no que se refere à parte operacional e gestão do negócio, pré e pós-inauguração, treinando e capacitando o empresário, gerente e suas equipes. A Direção de Marketing é responsável por toda a comunicação pré e pós-inauguração, com estratégias já definidas que oferecem ainda mais segurança ao investidor. Já a Diretoria de Operação fornece suporte em gestão e administração do negócio, com ferramentas que ajudam o franqueado a gerenciar suas finanças e obter melhores retornos.
Após uma análise detalhada para a escolha do ponto comercial, o Setor de Infraestrutura leva em média 2 meses para montar toda a unidade. A obra conta com o acompanhamento de uma equipe de arquitetos que cuidam de todos os projetos necessários: hidráulico, elétrico, até o 3D da loja pronta. Um consultor de campo ainda passa em todas as unidades para oferecer suporte e garantir que os padrões de qualidade sejam seguidos. “Além disso, tão importante quanto oferecer um negócio com um bom faturamento, é oferecer aos nossos franqueados também uma boa margem de lucro, que varia de 16% a 20%”, completa Gundel.
O histórico de crescimento
A primeira lanchonete da rede surgiu em 2011 em Capão da Canoa/RS, criada pelo empresário Ari Andrade da Silva (atual sócio-diretor da franqueadora). Observando a satisfação dos licenciados e tendo feito a validação do negócio, a empresa se tornou franqueadora em outubro de 2018 passando a se chamar M&A Franchising e quando também mudou seu quadro societário.
Entraram na sociedade Marcos Daniel Gundel Silva, atual sócio-administrador da M&A Franchising; e Jian lorenzetti, Sócio e Diretor de Implantação. Os três sócios, junto da Diretora de Marketing Gisele Vam Beck, desde então vêm desenhando o modelo de negócio para tornar a Mundo Animal uma rede de franquias com o mesmo padrão de qualidade oferecido tanto aos clientes consumidores como seus investidores. O trabalho de estruturação do novo posicionamento do negócio finaliza em maio deste ano, com a apresentação da reformulação da marca Mundo Animal, assinada pela agência de publicidade gaúcha Batuca.
A primeira unidade inaugurada já com a nova identidade visual foi a de Florianópolis, no dia 9 de maio – o que marcou a chegada do negócio à sua primeira capital. As cidades a receber a Mundo Animal em 2019 são: Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo e Gramado – no Rio Grande do Sul; em São José, Lages, Concórdia, Blumenau e Balneário Camboriú – em Santa Catarina; em Londrina, Maringá e Curitiba – no Paraná; e em Campinas – no estado de São Paulo. E futuras unidades na região Sudeste estão sendo negociadas.
Nova estratégia de marketing e identidade visual
Para a reformulação do layout a agência Batuca se inspirou em diversas marcas globais reconhecidas pela sua relação com o imaginário infantil, o universo lúdico e o ambiente familiar, a exemplo da Disney. Os criativos da agência também beberam na fonte de outros parques temáticos e em grandes redes de alimentação, nacionais e internacionais, para desenhar a estratégia de reposicionamento da marca Mundo Animal.
Um dos objetivos foi criar uma identidade de rede ao logotipo, deixando seu visual mais limpo, icônico e reconhecível mesmo de longe, bem como em diferentes devices. Outra proposta foi a de ampliar a experiência temática da rede, que já contava com o show de entretenimento do seu mascote, um leão que anima a casa todas as noites. Agora esse mesmo mascote vira protagonista da marca, ganha o nome de Leonel, um novo visual, mais autoral e com personalidade. Além disso, ganha uma turma de amigos, novos personagens que interagem entre si e envolvem os consumidores no novo storytelling da empresa.